1.5 - Dados sensíveis e tipos de exposição
Alguns bancos de dados contêm apenas dados confidenciais, enquanto outros podem não conter qualquer dado confidencial. O tratamento de bancos de dados que caem nesses dois extremos é relativamente fácil, pois podem ser tratados pelo controle de acesso, que é explicado na próxima seção. A situação torna-se mais complicada quando alguns dos dados são confidenciais, enquanto outros não o são.
Diversos fatores podem fazer que os dados sejam classificados como confidenciais:
O valor dos próprios dados pode ser tão revelador ou confidencial que ele se torna sensível. Por exemplo, o salário de uma pessoa ou o fato de um paciente ter HIV/AIDS.
XA fonte dos dados pode indicar uma necessidade. Por exemplo, um informante cuja identidade precisa ser mantida em segredo.
XO proprietário dos dados pode tê-los declarado explicitamente como confidenciais. Por exemplo, a lista de funcionários que poderão ser demitidos de uma empresa.
XO atributo ou registro em particular pode ter sido declarado confidencial. Por exemplo, o atributo de salário de um funcionário ou o registro do histórico de salários em um banco de dados pessoal.
XAlguns dados podem não ser confidenciais por si sós, mas assim se tornarão na presença de algum outro dado. Por exemplo, a informação exata de latitude e longitude para um local onde aconteceu algum evento previamente registrado, que mais tarde foi considerado confidencial.
X