A tecnologia de Bancos de dados distribuídos (BDD) é o resultado de uma fusão de duas tecnologias:

As redes de computadores permitem o processamento distribuído de dados. Bancos de dados tradicionais, por sua vez, enfocam o fornecimento de acesso centralizado e controlado aos dados. Os bancos de dados distribuídos permitem uma integração de informações e seu processamento por aplicações que podem, por si mesmas, ser centralizadas ou distribuídas.

Diversos sistemas de protótipo de banco de dados distribuído foram desenvolvidos na década de 1980 para resolver as questões de distribuição de dados, consulta distribuída e processamento de transação, gerenciamento de metadados de banco de dados distribuído e outros assuntos. Porém, um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Distribuídos (SGBDD) abrangente em escala completa, que implementa a funcionalidade e as técnicas propostas na pesquisa em BDD, nunca surgiu como um produto comercialmente viável.

A maioria dos principais vendedores redirecionou seus esforços de desenvolvimento de um produto SGBDD puro para o desenvolvimento de sistemas com base nos conceitos cliente-servidor, ou para o desenvolvimento de tecnologias para acessar fontes de dados heterogêneas distribuídas.

As organizações continuam interessadas na descentralização do processamento (no nível de sistema) enquanto alcançam uma integração dos recursos de informação (no nível lógico) dentro de seus sistemas de bancos de dados, aplicações e usuários distribuídos geograficamente. Agora, existe um endosso geral da abordagem cliente-servidor para o desenvolvimento de aplicações, e a abordagem de três camadas (ou n-camadas) para o desenvolvimento de aplicações Web.

Copyright © 2016 AIEC.