1.1 - Diferenças entre sistemas multiprocessados e BDD

Precisamos distinguir os bancos de dados distribuídos dos sistemas multiprocessados que usam armazenamento compartilhado (memória primária ou disco). Para um banco de dados ser chamado de distribuído, as seguintes condições mínimas devem ser satisfeitas:

Todos os sites podem estar localizados nas proximidades físicas — digamos, dentro do mesmo prédio ou um grupo de prédios adjacentes — e conectados por uma rede local, ou podem estar distribuídos geograficamente por grandes distâncias e conectados por uma rede de longa distância ou mesmo por meio da Internet. As redes locais costumam utilizar cabeamento lógico do tipo “par trançado”, enquanto as redes de longa distância utilizam fibras óticas por meio de linhas telefônicas ou mesmo sinais de satélites. Também é possível usar uma combinação de redes.

As redes podem ter diferentes topologias que definem os caminhos de comunicação diretos entre os sites. O tipo e a topologia da rede utilizada podem ter um impacto significativo no desempenho e, portanto, nas estratégias para o processamento de consulta distribuído e o projeto de banco de dados distribuído.

Para questões arquitetônicas de alto nível, porém, não importa o tipo de rede utilizada; o que importa é que cada site seja capaz de se comunicar, direta ou indiretamente, com todos os outros sites. Para o restante deste módulo, consideramos que existe algum tipo de rede de comunicação entre os sites, independentemente de qualquer topologia em particular. Não abordaremos quaisquer questões específicas da rede, embora seja importante entender que, para uma operação eficiente de um sistema de banco de dados distribuído (SBDD), questões de projeto e desempenho da rede são críticos e fazem parte integral da solução geral. Os detalhes da rede de comunicação básica são invisíveis ao usuário final.

Copyright © 2016 AIEC.