Os seguintes tipos de transparências são possíveis:
- Transparência da organização dos dados (também conhecida como transparência de distribuição ou de rede). Isso se refere à liberdade para o usuário de detalhes operacionais da rede e o posicionamento dos dados no sistema distribuído. Ela pode ser dividida em:
- Transparência de replicação. Nesse modelo, as cópias dos mesmos objetos de dados podem ser armazenadas em vários sites para melhor disponibilidade, desempenho e confiabilidade. A transparência de replicação torna o usuário desavisado da existência dessas cópias.
- Transparência de fragmentação. Dois tipos de fragmentação são possíveis:
- A fragmentação horizontal distribui uma relação (tabela) em sub-relações que são subconjuntos de tuplas (linhas) na relação original. Veja um exemplo.
- A fragmentação vertical distribui uma relação em sub-relações em que cada uma é definida por um subconjunto das colunas da relação original. Exemplo de fragmentação vertical.
- Outras transparências incluem transparência de projeto e transparência de execução — referindo-se à liberdade de saber como o banco de dados distribuído é projetado e onde uma transação é executada.
Transparência de local
Refere-se ao fato de que o comando usado para realizar uma tarefa é independente do local dos dados e do local do nó onde o comando foi emitido.
X
Transparência de nomes
Implica que, quando um nome é associado a um objeto, os objetos nomeados podem ser acessados sem ambiguidade, sem especificação adicional quanto ao local onde os dados se encontram.
X
Veja um exemplo
Um banco de dados de vendas de uma empresa, no qual as vendas de cada estado ficam no banco de dados localizado naquele estado, para se fazer uma pesquisa por todas as vendas, há de se pesquisar em todos os bancos de dados de cada estado.
X
Exemplo de fragmentação vertical
Um banco de dados que trata de pedidos de compra e de pagamentos dessas compras. Um BDD poderia ter a base de dados dos pedidos de compra em um site e os dados dos pagamentos em outro site. Uma consulta global pelo usuário precisa ser transformada em consultas em cada site.
X
Copyright © 2016 AIEC.