1.4 - Confiabilidade e disponibilidade
Exemplos: um sistema que está fora do ar é um sistema que não é confiável. Um sistema que está no ar, mas operando de forma absurdamente lenta pode ser confiável, mas não está disponível.
Podemos relacionar diretamente confiabilidade e disponibilidade do banco de dados aos defeitos, erros e falhas associadas a ele. Para construir um sistema que seja confiável, podemos adotar várias técnicas.
Um SGBDD confiável tolera falhas dos componentes básicos e processa solicitações do usuário desde que a coerência do banco de dados não seja violada. Um gerenciador de recuperação do SGBDD precisa lidar com falhas que surgem de transações, hardware e redes de comunicação. As falhas de hardware podem ser aquelas que resultam em perda do conteúdo da memória principal ou perda de conteúdo do armazenamento secundário. As falhas de comunicação ocorrem devido a erros associados a mensagens e falhas na linha. Os erros de mensagens podem incluir sua perda, adulteração ou chegada fora de ordem no destino.
Erros constituem o subconjunto de estados do sistema que causam a falha. Falha é a causa de um erro.
XUma falha pode ser descrita como um desvio de um comportamento do sistema daquele especificado a fim de garantir a execução correta das operações.
X