3 - Arquiteturas de banco de dados distribuídos

Embora as arquiteturas de banco de dados paralela e distribuída estejam bastante presentes na indústria hoje, existem diversas manifestações das arquiteturas distribuídas que estão continuamente evoluindo entre as grandes empresas. A arquitetura paralela é mais comum na computação de alto desempenho, em que há uma necessidade de arquiteturas multiprocessadoras para enfrentar o volume de dados passando por aplicações de processamento de transação e warehousing (armazém de dados).

3.1 - Arquiteturas paralelas versus distribuídas

Existem dois tipos principais de arquiteturas de sistema multiprocessador que são comumente utilizados:

Arquitetura de memória compartilhada (altamente acoplada).
Múltiplos processadores compartilham armazenamento secundário (disco) e também memória principal. Essa arquitetura é feita por um único computador com vários processadores.
Arquitetura de disco compartilhado (livremente acoplada).
Múltiplos processadores compartilham armazenamento secundário (disco), mas cada um tem a própria memória principal. Essa arquitetura é feita por vários computadores interligados por um barramento comum.

Essas arquiteturas permitem que os processadores se comuniquem sem o overhead de trocar mensagens por uma rede. Os sistemas de gerenciamento de banco de dados desenvolvidos que utilizam esses tipos de arquiteturas são chamados de sistemas de gerenciamento de banco de dados paralelos, em vez de SGBDDs, pois utilizam a tecnologia de processadores paralelos.

Copyright © 2016 AIEC.