Os bancos de dados tradicionais têm suporte para o processamento de transação on-line (OLTP), que inclui inserções, atualizações e exclusões, enquanto também têm suporte para requisitos de consulta de informação.
Os bancos de dados relacionais tradicionais são otimizados para processar consultas que podem tocar em uma parte do banco de dados e transações que lidam com inserções ou atualizações no processo de algumas tuplas por relação. Assim, eles não podem ser otimizados para mineração de dados.
|
Ao contrário, os data warehouses são projetados exatamente para dar suporte à extração, processamento e apresentação eficientes para fins analíticos e de tomada de decisão. Em comparação com os bancos de dados tradicionais, os data warehouses em geral contêm quantidades muito grandes de dados de várias fontes, que podem incluir bancos de dados de diferentes modelos de dados e, às vezes, arquivos adquiridos de sistemas e plataformas independentes.
|
Para discutir data warehouses e distingui-los dos bancos de dados transacionais, é preciso que haja um modelo de dados apropriado. O modelo de dados multidimensional (explicado com mais detalhes logo adiante) é uma boa escolha para OLAP e tecnologias de apoio à decisão. Ao contrário dos multibancos de dados, que oferecem acesso a bancos de dados disjuntos e normalmente heterogêneos, um data warehouse com frequência é um depósito de dados integrados de múltiplas fontes, processados para armazenamento em um modelo multidimensional.
Diferentemente da maioria dos bancos de dados transacionais, data warehouses costumam apoiar a análise de série temporal e tendência, ambas exigindo mais dados históricos do que geralmente é mantido nos bancos de dados transacionais.