Para permitir expandir ou contrair os dados representados, os modelos multidimensionais atendem prontamente a visões hierárquicas no que é conhecido como exibição roll up ou exibição drill down.
Além da unidade tempo, também é muito comum usar as funções de drill down e roll up com a unidade localização regional, por exemplo, um relatório que apresenta as vendas por estado da federação, ao sofrer a operação de drill down poderia representar as vendas por cidade.
Outro tipo de categoria comum é a de organização hierárquica de itens. Veja um exemplo
Por exemplo, um supermercado poderia ter uma grande categoria denominada alimentos, depois uma subcategoria denominada alimentos refrigerados e alimentos não refrigerados, dentro da categoria alimentos refrigerados, poderia haver laticínios, derivados de carne etc., dentro de derivados de carne, poderia haver derivados de frango, derivados de peixe, derivados de porco e derivados de boi. As operações de drill down e roll up poderiam navegar dentro dessa estrutura organizando e totalizando os itens. Por fim, um último exemplo muito comum é o de categorização hierárquica de departamentos. Nessa ótica, os departamentos poderiam ser decompostos em gerências e estas em unidades funcionais seguindo a mesma funcionalidade já comentada.
X