3.1 - Aquisição de dados (carga de dados)
A aquisição de dados para o armazém envolve as seguintes etapas, conhecidas por ETL (do inglês, ETL – Extraction, Transformation and Load):
3.1.1 - Extração
É tecnicamente possível extrair informações de qualquer meio digital, não só bancos de dados, mas também de arquivos não estruturados, documentos eletrônicos, planilhas etc. O banco de dados de DW deve prover um mecanismo de conectividade capaz de se conectar a qualquer tipo de fonte de dados. Muitas vezes o acesso é garantido apenas mediante controle de acesso, ou seja, é preciso configurar um usuário e senha na rotina de acesso. Esse usuário e senha precisam ser previamente criados no local de origem dos dados.
Exemplo: suponha que um DW feito na tecnologia Oracle consulte dados de um DB em Ms SQL Server, no banco de dados do Ms SQL Server precisa criar um usuário e uma senha de acesso para que a rotina de extração de dados no Oracle seja capaz de acessar as tabelas onde as informações estão localizadas e assim efetuar as consultas necessárias para colher os dados que alimentarão o DW.