Agora imagine se quiséssemos armazenar o número 365 que, por exemplo, representa a quantidade de dias existentes em um ano não bissexto do calendário gregoriano, utilizando-se para tal a nossa variável do tipo int de 8 bits sem sinal. Diante disso, pode-se perceber que não é possível armazenar qualquer valor que esteja fora do intervalo permitido (0 a 255) para o referido tipo de dado uma vez que qualquer valor fora do referido intervalo é considerado um valor proibido.

Agora imagine que você tenha três variáveis do referido tipo “int” de 8 bits sem sinal. Na primeira é armazenado o valor 200, que é um valor permitido, pois está dentro do intervalo de 0 a 255. Na segunda variável é armazenado o valor 150, que também é outro valor permitido. E na terceira variável é armazenado o resultado de uma operação aritmética de soma, que é uma operação permitida, com as duas variáveis anteriores. Ou seja, se somarmos 200 + 150, ambos, operação e valores permitidos, teremos como resultado o valor 350 que é um valor proibido, e consequentemente, o mesmo não é armazenado computacionalmente, pois se encontra fora do intervalo de valores possíveis para o supracitado tipo de dado.

Variável int 1 Variável int 2 Variável int 3
200 150 200 + 150 = 350

Diante disso, é notório perceber que o tipo de dado “int” presente na computação impõe limitações à representação do conjunto dos números inteiros da matemática.

Copyright © 2016 AIEC.