Na linguagem de programação Java, há dois tipos de dados distintos e fundamentais: primitivos e abstratos (compostos). A linguagem fornece segurança de tipo forçando uma tipagem estática, exigindo que toda variável, antes de ser utilizada, seja declarada acompanhada de seu respectivo tipo de dado.

Por exemplo, uma variável cujo identificador seja “foo” declarada como sendo do tipo int (inteiro primitivo de 32 bits com sinal) pode ser feita da seguinte forma:

int foo;

Essa forma contrasta com outras linguagens de tipagem não estática (dinâmica), como por exemplo, PHP, Python, Perl, JavaScript, dentre outras. Nessas linguagens, as variáveis são declaradas apenas de forma opcional. A linguagem de programação Java possui um recurso que a aproxima das flexibilidades de tipagem dinâmica denominado de Reflection, introduzido a partir da versão 1.1 da JDK. Além disso, o uso de mecanismos de polimorfismo introduzido pela técnica de programação orientada a objeto permite unir os melhor dos dois mundos: a flexibilidade da tipagem dinâmica com a segurança da tipagem estática.

Ainda que declarações de tipo de forma estática sejam mais trabalhosas, elas permitem que o compilador impeça uma grande quantidade de erros de programação que poderiam prejudicar o código final – por exemplo, a criação acidental de variáveis diferentes, como resultado de erros em seus nomes; chamadas a métodos inexistentes e assim por diante.

Copyright © 2016 AIEC.