Outro ponto importante a ser observado nesta mesma analogia é que se usarmos a mesma fôrma para fabricar dois bolos diferentes, por exemplo, chocolate e cenoura, apesar dos bolos terem a mesma estrutura, eles terão sabores (valores) diferentes.

Isso poderia ser comparado, por exemplo, ao fato de criarmos duas variáveis do tipo primitivo “int”, A1 e A2, e atribuirmos à variável A1 o valor 35 e à variável A2 o valor 40. Ou seja, as variáveis possuem a mesma estrutura (mesmo tipo de dado – 32 bits com sinal em notação de complemento de 2), contudo valores permitidos diferentes (uma valendo 35 e a outra 40).


Esses pontos fundamentais, sem detrimentos de outros apresentados ao longo do curso, que por analogia foram descritos, são e serão essenciais para se compreender as diversas possibilidades que decorrem deste simples conceito relativo a classes e objetos.

Uma classe define os campos (atributos) ou os procedimentos (métodos) que representam um conceito ou ideia qualquer. Portanto, é possível:

No decorrer desta disciplina, todos estes três modelos serão utilizados.

Copyright © 2016 AIEC.