Complementando o raciocínio, um objeto é simplesmente uma instância de uma classe.
Tais cópias exclusivas são denominadas de identificadores de instância, que podem ser de dois tipos:
São essas variáveis/referências de instância que são responsáveis por armazenar os possíveis valores para um objeto. Portanto, considere as duas instruções abaixo:
Observe que os objetos são do mesmo tipo de dado abstrato/composto, neste exemplo Data. No desenho acima, cada objeto está sendo representado pelo seu próprio círculo de borda dupla com três retângulos internos (estrutura). Cada retângulo representa a cópia exclusiva, neste exemplo são variáveis de instância, dos atributos da referida classe. Observe que os identificadores “aniversarioPai” e “aniversarioFilho” são referências cujo conteúdo é, neste caso, um endereço de memória (metadado), que aponta para um objeto cujos valores das variáveis de instância (estado do objeto) representam as datas de aniversários (dia, mês e ano) de cada um dos objetos existentes. Observe também que os objetos possuem a mesma estrutura, contudo possuem valores (estado) diferentes. Além disso, observe que cada objeto possui uma cópia exclusiva dos campos/atributos da classe Data, ou seja, quando a classe Data foi criada, a mesma definiu apenas um campo/atributo para o dia, um outro para o mês e um terceiro para o ano. No entanto, quando criamos o objeto do tipo Data, cada objeto criou a sua própria cópia exclusiva de cada atributo presente na classe. Essa é a regra geral.
Observe que o uso do operador "new" da linguagem de programação solicita a alocação dinâmica de memória em tempo de execução. Um ponto importante a ser observado é que a linguagem de programação Java faz uso de um recurso automático de liberação de memória conhecido como Garbage Collector (GC). O GC tem por finalidade a função de liberar os espaços de memória que não estejam sendo utilizados, ou seja, aqueles objetos que foram alocados pelo operador "new" e não possuem mais qualquer referência apontando para eles, são considerados inúteis pelo GC e, consequentemente, serão removidos oportunamente pelo mecanismo.