Contudo, existem exceções a essa regra como, por exemplo, o caso de atributos que pertencem à classe e não aos objetos da referida classe. Nesta exceção esses atributos são utilizados para representarem valores constantes, que não mudam com o tempo.

Observe por exemplo, o atributo PI da classe Math (Math.PI) que é um exemplo da referida exceção.

Um ponto importante a ser ressaltado é que um objeto representa um único valor válido que é composto pelo conjunto de outros possíveis valores, que, combinados, continuam sendo válidos. Lembre-se que os valores assumidos pelas variáveis de instância devem ser sempre permitidos e nunca devem ser proibidos. Caso as variáveis assumam valores proibidos, isso significa que o estado de objeto é inválido e seu tipo de dado abstrato (classe) possui um erro de lógica (algoritmos e estruturas) em sua concepção.

Portanto, nem sempre um valor inteiro válido pode ser considerado válido para a representação dos valores do tipo de dado abstrato em questão. Por exemplo, caso a variável de instância “dia” do tipo “int” assuma o valor zero (0) podemos afirmar que o referido valor é um inteiro válido, contudo o valor zero (0) é inválido para representar o dia no calendário gregoriano. Ou seja, no calendário gregoriano, o menor valor (limite inferior) possível para o dia é o número um (1).

Da mesma forma, no outro extremo, caso a mesma variável “dia” assuma o valor trinta e dois (32) podemos afirmar que o referido valor é um inteiro válido, contudo o valor trinta e dois (32) é inválido para representar o dia no calendário gregoriano. Ou seja, no calendário gregoriano temos um conjunto de quatro possíveis maiores valores que são: ou 28, ou 29, ou 30 ou 31 a depender do mês e do ano em questão. Portanto, dependendo do mês e do ano, o maior valor (limite superior) pode variar dentre um dos quatro possíveis valores. Essa mesma ideia, ora apresentada para o “dia”, também se aplica ao mês e ao ano, ressalvado as devidas diferenças e particularidades de cada elemento que compõem a data do referido calendário.

Copyright © 2016 AIEC.