Por último, observe que os valores que representam uma data qualquer do calendário gregoriano estabelecem relações entre si, a depender do ponto de vista de qual valor se está analisando. Por exemplo, o ano é independente do mês e do dia, uma vez que seus limites são (0 a 9999). O mês também é independente do ano e do dia, uma vez que seus limites são (1 a 12). Contudo o dia é dependente do mês e do ano, pois apesar do limite inferior sempre começar em 1 para todos os meses, o limite superior pode assumir quatro possíveis valores válidos (28, 29, 30, 31) a depender dos valores contidos nas variáveis mês e ano.

Outra análise importante diz respeito às operações/métodos/procedimentos. Observe que a operação de incrementar o ano (incrementaAno) é independente das demais operações de incremento. Contudo, a operação de incremementar o mês (incrementaMes) depende da operação incrementaAno e a operação de incrementar o dia (incrementaDia) depende da operação incrementaMes que, por sua vez, depende da operação incrementaAno.

Ou seja, a relação de dependência entre os atributos (dia, mês e ano) é regida por uma lógica diferente daquela que relaciona as operações/métodos de incremento para cada um dos respectivos atributos. Isso significa, que do ponto de vista da orientação objeto, cada uma dessas relações lógicas devem ser, obrigatoriamente, representadas de forma íntegra, clara, precisa, coerente, coesa, segura, simples e autônoma.
Copyright © 2016 AIEC.