A composição de objetos é uma maneira de se combinar objetos simples ou complexos para produzir funcionalidades ainda mais simples ou complexas.

É importante observar que dois pontos de vistas devem ser considerados nesta análise que envolve a dimensão complexidade:

No exemplo que veremos a seguir, a classe “Relogio.java” se relaciona com as estruturas (classes e interfaces) dos módulos anteriores, Data e ITempo (ou Tempo ou NovoTempo), por meio de uma relação de composição. Isso significa que a classe que representa o conceito denominado de Relógio é uma combinação (composição) de outros dois tipos de dados abstratos, Data e ITempo, que combinados, implementam a ideia que conhecemos pelo nome de relógio.

A execução do referido código da classe “Relogio.java” depende das implementações presentes nos módulos anteriores. Portanto, somente será possível executar a classe “Relogio.java” se as classes/interfaces dos módulos anteriores (2 e 3) estiverem todas presentes no mesmo pacote (package) Java.
Copyright © 2016 AIEC.