Quando você cria um programa Android interativo, inicia criando subclasses da classe Activity. Activities fornecem os componentes reutilizáveis e intercambiáveis do fluxo de componentes da interface gráfica com o usuário (GUI) em aplicativos Android.
Intents são importantes por que eles não apenas facilitam a navegação de modo inovador, mas representam um dos aspectos mais importantes na codificação Android, que é o baixo acoplamento entre os componentes. Veja um exemplo.
Desta forma, a classe Intent representa o protocolo de comunicação abstrato entre, por exemplo, as Activities, formando a base de um mecanismo de baixo acoplamento que permitem as Activities se comunicarem umas com as outras, independentemente da ordem e do fluxo comum imposto por muitos aplicativos desenvolvidos em um contexto tradicional de programação. Quando um aplicativo qualquer dispara um Intent, é possível que, com o passar do tempo, Activities diferentes possam atender a operação, uma vez que tal atendimento depende de quais Activities estão atualmente registradas para tratar determinados Intents.
Por exemplo, a classe Intent representa a descrição abstrata da função que uma Activity requer que outra Activity desempenhe, como procurar um contanto na agenda, abrir um site web, tirar uma foto, tocar uma música, dentre outros.
X