Assim como a classe Intent, a classe Activity é uma das mais importantes no sistema Android, promovendo a modularidade dos aplicativos e permitindo o compartilhamento de funcionalidades. Um Activity interage com o tempo de execução do Android, para implementar aspectos essenciais do ciclo de vida do aplicativo. Contudo, apesar do framework do Android disponibilizar tal recurso, o seu uso, por muitas vezes se faz de modo diverso daquele para o qual foi projetado.

Deste modo, cada Activity em um aplicativo Android deve estar amplamente separada das outras, o que significa que o código que implementa uma Activity não deve chamar diretamente métodos no código que implementa outra Activity. Portanto, não é recomendado que o seu aplicativo mantenha referências a outras Activities.

O ambiente de tempo de execução do Android cria e gerencia Activities e outros componentes do aplicativo, muitas vezes recuperando a memória que eles utilizam para manter as tarefas Java individuais em quantidades relativamente pequenas na memória. Portanto, não tente gerenciar esses componentes de forma personalizada.

Em aplicativos Android o fluxo de execução do processamento não deve ser visto como em um aplicativo convencional. Saiba+

Esse fluxo resultante de diversas Activities se comunicarem por meio de diversos Intents é denominado de Task.

Task é uma cadeia de Activities que, muitas vezes, se estende a mais de um aplicativo e a mais de um processo.

A figura mostra um possível exemplo de como essa Task pode se materializar.

Nesta figura, a cadeia de Activities que compõem essa Task abrange três processos e heaps separados, e pode existir independente de outras Task que possam ter iniciado instâncias distintas das mesmas subclasses de Activity.

Copyright © 2016 AIEC.