A abordagem do Android de multiprocessamento em Java, utilizando múltiplos processos e múltiplas instâncias de uma máquina virtual, requer que cada instância de máquina virtual seja eficiente em termos do espaço que ocupa.
Esse ponto é fundamental na arquitetura do Android, ou seja, para que o processo possa dar continuidade ao seu processamento após inúmeras interrupções, é fundamental que o programador compreenda o ciclo de vida dos componentes (Activity, Service, BroadcastReceiver, ContentProvider) da API do Android que possuem comportamentos predefinidos que serão estudados ao longo deste curso.
Observe que a utilização eficiente da memória depende da forma e do uso que se faz dos componentes envolvidos, ou seja, apesar de todos os recursos e facilidades que o framework Android criou para tornar o uso da memória eficiente, esses recursos por si só não são capazes de garantir o uso eficiente da memória de trabalho.
|
Os programadores que escrevem aplicativos para a plataforma Android devem compreender a forma correta de uso dos componentes para que toda a estrutura já existente da API Android possa funcionar de modo eficiente para o qual foi projetado. Em contrapartida, o desconhecimento do ciclo de vida dos componentes torna o uso dos mesmos equivocado, o que, fatalmente, levará a uma má utilização da memória de trabalho e, consequentemente, problemas (bugs) das mais variadas formas e aspectos ocorrendo em tempo de execução.
|