Nos módulos anteriores foram apresentados os elementos comuns de um aplicativo Android. Um fato fundamental do desenvolvimento do Android é que um aplicativo Android contém ao menos uma Activity, Service, Broadcast Receiver ou Content Provider. Alguns destes elementos anunciam os Intents que estão interessados em processar via o mecanismo Intent Filter. Todas essas informações precisam ser unidas para que um aplicativo Android seja executado. O mecanismo “cola” desta tarefa de definir tais relações entre os diversos componentes do Android é feito por meio do arquivo de configuração AndroidManifest.xml.
O arquivo de configuração de qualquer aplicativo Android utiliza uma linguagem de marcação chamada XML (Extensible Markup Language) que é um bom exemplo de SGML (Standard Generalized Markup Language).
Esse destaque, tradicionalmente escrito com um lápis azul em manuscrito dos autores, é frequentemente utilizado pelos editores de texto que fazem a revisão dos documentos dos autores antes de sua publicação e impressão.
SGML (Standard Generalized Markup Language), definida pela ISO 8879:1986, foi desenhada como uma linguagem de marcação genérica para documentos. SGML define dois postulados: