O arquivo AndroidManifest.xml existe na raiz do diretório do aplicativo e contém todas as relações projetadas entre um aplicativo específico e os Intents. Os arquivos AndroidManifest.xml de cada aplicativo agem como descritores de implementação de aplicativos.
Abaixo, um exemplo genérico de um arquivo AndroidManifest.xml.
<applicationpackage= "br.aiec.acessoBD"
android:versionCode= "1"
android:versionName= "1.0" >
<uses-sdk android:minSdkVersion="23"
android:targetSdkVersion= "23" />
android:allowBackup="true"
android:icon= "@drawable/ic_launcher"
android:label= "@string/app_name"
android:theme= "@style/AppTheme" >
<activityandroid:name=".ActivityPrincipal"
android:label= "@string/app_name" >
<intent-filter><action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
Examinando esse arquivo de configuração é possível perceber que o elemento <manifest> contém, dentre outros, o nome do pacote (package) desse aplicativo. O referido arquivo genérico declara ainda uma única Activity cujo nome é Activity Principal.
Observe também a sintaxe @string presente. Sempre que o simbolo de @ for utilizado em um arquivo AndroidManifest.xml, ele se refere a informações armazenadas em um dos arquivos de recursos (apresentados anteriormente). Nesse caso especifico, o valor para atributo label é obtido do recurso de string identificado como app_name, que neste exemplo possui o valor de “AcessoBD”.
O único componente deste aplicativo é a Activity Principal. Essa única Activity contém uma única definição Intent Filter. O Intent Filter utilizado aqui é o mais comum visto nos aplicativos Android. A ação android.intent.action.MAIN indica que esse é o ponto de entrada do aplicativo.