Nesta etapa do nosso estudo descreveremos duas funcionalidades utilizadas frequentemente em qualquer sistema computacional, principalmente no Android, que faz uso contínuo de tais conceitos. A compreensão destas funcionalidades é essencial para a programação de aplicativos voltados para o Android.
A conversão de dados para seu formato serializado é muitas vezes chamado de marshalização. Da mesma forma, converter os dados de volta a sua representação ativa, na memória, é chamado de desserialização ou desmarshalização.
A forma exata pela qual os dados são serializados depende do motivo da serialização. Dados serializados que serão transmitidos pela rede, por exemplo, talvez não tenham de ser legíveis durante a transmissão. Por outro lado, dados serializados para armazenamento em um banco de dados serão muito mais úteis se a representação permitir consultas SQL fáceis de serem construídas e que façam sentido direto para a capacidade cognitiva do ser humano. No primeiro caso, o formato de serialização pode ser binário e no segundo é mais provável que tenhamos um texto rotulado.