1. Comunicação entre Processos
  2. O framework do Android promove uma arquitetura que quebra aplicativos extensos e monolíticos em componentes menores: Activity, Service, Content Provider ou Broadcast Receiver. Deste modo, quando dois ou mais processos, locais ou remotos, distintos precisam se comunicar, o Android oferece uma ferramenta altamente otimizada denominada de AIDL (Android Interface Definition Language).

    Assim como a maioria de outras IDLs, a AIDL também utiliza o mecanismo de RPC (Remote Procedure Call), que é uma tecnologia popular para implementação do modelo cliente-servidor de computação distribuída. Na linguagem Java, o RMI (Remote Method Invocation) é uma API que realiza o equivalente para a orientação a objeto, semelhante as especificações RPC. Além disso, a implementação depende da JVM e somente funciona entre JVMs, ou seja, somente permite a comunicação entre objetos Java por meio da implementação/protocolo conhecido como JRMP (Java Remote Method Protocol). No caso de comunicações entre objetos Java e outros não Java deve-se utilizar o CORBA (Common Object Request Broker Architecture) ou também conhecido como RMI-IIOP (RMI over IIOP). Saiba+

  3. Comunicação em Rede

Essa é a característica que torna dispositivos móveis tão empolgantes. A capacidade de se conectar à internet e de utilizar a imensa variedade de serviços que ela oferece é justamente o principal atrativo do Android.

Aplicativos devem ser capazes de manipular os protocolos impostos por qualquer dispositivo móvel, o que inclui a tradução de informações internas em consultas a esses serviços e a retradução das respostas.
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