Neste momento, para facilitar a criação do layout com estes novos elementos, iremos substituir o “RelativeLayout” por um “LinearLayout” conforme o código abaixo:
<LinearLayout xmlns:android= "http://schemas.android.com/apk/res/android"
xmlns:tools= "http://schemas.android.com/tools"
android:layout_width= "match_parent"
android:layout_height= "match_parent"
tools:context= "com.example.hello.MainActivity"
android:orientation= "vertical" >
<!—Campos/Widgets virão aqui -->
</LinearLayout>
O “RelativeLayout” é um dos mais poderosos e versáteis disponíveis na plataforma Android pois permite posicionar um elemento em um local da tela que seja relativo a outro componente. Contudo, neste exemplo não será necessário utilizá-lo em virtude da quantidade pequena de widgets (apenas 3 componentes) utilizados pelo exemplo. Saiba+ sobre layouts.
|
O “LinearLayout” permite a organização dos elementos de forma linear, posicionando itens um abaixo do outro, quando configurado com orientação vertical, ou um ao lado do outro, quando configurado com orientação horizontal. Às vezes, escolher a orientação certa causa um pouco de confusão. Portanto, a dica é se lembrar de que a orientação diz respeito à direção na qual os itens serão incluídos na tela, ou seja, na orientação vertical, os itens serão incluídos no layout de cima para baixo e na orientação horizontal, da esquerda para a direita.
|
Para saber mais sobre layouts acesse http://developer.android.com/training/improving-layouts/index.html.
X