1 - Intents

As Intents geralmente são criadas a partir de ações do usuário e representam a intenção de se realizar algo, como, por exemplo, iniciar o aplicativo de correio eletrônico do Android, iniciar a reprodução de uma música, iniciar um download, acessar um conteúdo web, dentre outros.

Formalmente, as Intents podem ser definidas como mensagens enviadas por um componente da sua aplicação (uma activity, por exemplo) para o Android, informando a intenção de inicializar outro componente da mesma aplicação ou de outra aplicação qualquer.

Portanto, as Intents são consideradas um mecanismo de IPC (Inter Process Comunication), ou seja, um mecanismo que permite aos processos transferirem dados entre si. Além disso, todo o modelo de desenvolvimento Android é centrado na utilização de Intents para inicialização de componentes pertencentes a outros aplicativos procurando garantir assim, reusabilidade e baixo acoplamento entre as diversas funcionalidades existentes.

Abaixo, uma figura que demonstra uma Intent implícita:

Em linhas gerais, a figura acima demonstra que a Activity A cria uma Intent implícita e por meio do método startActivity transmite a intenção para o Android. De posse da Intent, o Android procura na base de aplicativos instalados no dispositivo, qual ou quais aplicativos podem atender à intenção do usuário. Caso exista apenas uma única opção que seja capaz de processar a intenção, o Android irá inicializar a nova Activity, neste caso B, por meio do método onCreate, ocasião em que o Intent transmitido pela Activity A é repassado a Activity B.

Copyright © 2016 AIEC.