Diferentemente do exemplo anterior, agora nos informamos exatamente qual activity deve ser iniciada, ou seja, agora nossa Intent é explícita. Geralmente as Intents explícitas são utilizadas apenas para interação entre componentes de uma mesma aplicação, já que é necessário conhecer o componente que deverá ser ativado pelo seu nome.

Apesar de ser possível saber o nome de componentes de outras aplicações, é terminantemente proibido utilizar a forma explícita para se comunicar com componentes de outra aplicação uma vez que tal prática vai de encontro ao modelo de desenvolvimento sugerido para sistemas Android. Ou seja, tal prática cria um alto acoplamento entre os componentes, o que dentro do modelo Android de desenvolvimento é algo considerado prejudicial.

Portanto, caso queira que seu aplicativo se comunique com componentes de outro aplicativo, a forma recomendada de uso de Intents é a forma implícita. Tal forma é usada para ativar componentes de outra aplicação, fornecendo informações adicionais, como a ação e Uri, para que o Android localize o componente adequado.

Outra característica importante é que podemos colocar informações extras na Intent, as quais serão utilizadas posteriormente pelo componente iniciado por ela.

Copyright © 2016 AIEC.