2 - Intents Filters

As informações contidas nas Intents são utilizadas pelo Android para localizar o componente adequado, geralmente uma activity, para executar a ação desejada. Quando o nome do componente é informado, o Android inicializa exatamente aquele componente, sem necessidade de avaliar a ação ou categoria. Por outro lado, quando o nome não é informado, é necessário consultar quais são os componentes existentes com a habilidade de executar a ação desejada e que pertencem às categorias existentes na Intent.

Adicionalmente, o Android também pode procurar por componentes capazes de resolver a Uri repassada e também de lidar com o formato dos dados, o MIME type, informado.

Um ponto importante no uso de Intents é saber determinar como que o Android sabe ou encontra a Activity que deve ser iniciada. Esse ponto é fundamental, pois isso é feito baseando-se apenas nessas informações básicas da Intent. Portanto, em algum lugar deve estar especificado que determinadas ações podem ser resolvidas por um dado componente.

A definição de quais ações um componente está apto a responder, bem como a quais categorias ele pertence e também quais dados ele sabe tratar, é realizada através de intent filters que são configurados no arquivo AndroidManifest.xml.

Copyright © 2016 AIEC.