1 - Ciclo de vida da Activity

A Activity é um componente de aplicação com um ciclo de vida específico. Quando o usuário acessa a aplicação, navega pelas opções, sai ou retorna para a mesma, as activities que a compõem passam por uma série de estados/estágios do ciclo de vida.

Entender como o ciclo vida funciona é importante para preparar a aplicação para lidar com situações que podem interferir na sua execução, tais como o recebimento de uma ligação, o desligamento da tela do aparelho ou ainda a abertura de outra aplicação feita pelo usuário.

A imagem abaixo ilustra o ciclo de vida da Activity.

Sempre que a Activity transita de estado, o Android aciona um método (callback) correspondente. Assim que o usuário inicia uma aplicação, o Android cria a activity principal que está declarada no AndroidManisfest.xml e invoca o seu método onCreate. Não se esqueça de que é neste método que atribuímos qual layout será utilizado pela nossa activity, além de poder também inicializar um conjunto de variáveis/objetos e demais recursos necessários.

Em seguida, o Android invoca os métodos onStart e onResume em sequência, ou seja, primeiro onStart e depois onResume. Entre o fim do onStart e o início do onResume, a Activity torna-se visível para o usuário no estado denominado de Started. Após a execução do método onResume, a activity se encontra no estado Resumed. Uma vez neste estado, permanecerá nele até que os métodos onPause (visível parcialmente) ou onDestroy serem chamados.

Copyright © 2016 AIEC.