1 - Conceitos Básicos de Segurança

Antes de entrarmos em nosso assunto, cabe destacar que, para compreensão do conteúdo que veremos a partir de agora, é importante que se tenha uma noção sobre segurança de redes, incluindo a família de protocolos TCP/IP, além disso, algumas noções de administração de servidores Linux e Windows. Nossa disciplina terá enfoque mais prático, com foco na área de redes e sistemas operacionais.

É importante que você tenha consciência de que esta é uma disciplina prática e progressiva, com atividades práticas fundamentais e interdependentes, de modo que uma atividade de um capítulo é pré-requisito para as atividades dos capítulos seguintes. Você deve investir nas atividades práticas para finalizá-las completamente, caso contrário, poderá não obter o aproveitamento desejado.

O profissional de segurança deve ter sempre em mente alguns conceitos básicos, que nortearão o seu trabalho no dia a dia. Ele deve pensar de forma diferente do tradicional, pois para ele não é suficiente apenas o recurso ou serviço estar funcionando: é preciso estar funcionando de forma segura. Podemos citar como exemplo o desenvolvimento de uma aplicação web. Neste exemplo dispomos de diversos componentes que devem funcionar de forma integrada.

Podemos citar então:

  1. Servidores físicos (hardware);
  2. Sistemas operacionais dos servidores;
  3. Servidor de aplicação;
  4. Servidor HTTP;
  5. Aplicação web;
  6. Servidor de banco de dados;
  7. Segurança do hardware dos servidores;
  8. Segurança do sistema operacional;
  9. Segurança da aplicação através de testes de penetração;
  10. Segurança da rede de comunicação.

Esses são exemplos didáticos, pois uma aplicação comercial em produção poderá ter outros componentes, como redundância, sistemas de gerenciamento, sistemas de avaliação de desempenho das aplicações e ambientes de virtualização, entre outros.

Copyright © 2014 AIEC.