2 - Processo de Tratamento de Resposta a Incidentes
Conforme o Cert.br, um incidente de segurança pode ser definido como qualquer evento adverso, confirmado ou sob suspeita, relacionado à segurança de sistemas de computação ou de redes de computadores.
É comum considerar que toda situação na qual uma entidade de informação corre riscos pode ser considerada um incidente de segurança. No entanto, cada organização deve definir o que, em relação aos seus sistemas, poderá ser considerado um incidente de segurança em potencial. Geralmente as organizações classificam como incidentes de segurança qualquer ato que possa não estar em conformidade com a política de segurança adotada pela instituição.
Todo incidente ocorrido na organização deve ser tratado de acordo com uma metodologia definida previamente. Assim, para atender ao processo de resposta a incidentes de segurança, a organização deve elaborar uma metodologia visando gerenciar consequências de uma quebra de segurança. Seu principal objetivo é minimizar o impacto causado por um incidente e possibilitar o restabelecimento dos serviços no mais curto espaço de tempo possível.
No final da década de 1980 o incidente conhecido como “Internet Worm” resultou em um incidente que paralisou centenas de sistemas na internet. Após esse problema, alguns grupos se reuniram para discutir os rumos da segurança na internet. Essa reunião resultou, mais tarde, na criação do CERT Coordination Center (Center of Emergency Response Team). Um Centro de Resposta a Incidentes, o CERT foi uma das primeiras organizações do tipo CSIRT (Computer Security Incident Response Team).
Segundo o Cert.br, um CSIRT, ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, é uma organização responsável por receber, analisar e responder a notificações e atividades relacionadas a incidentes de segurança em computadores. Pode ser um grupo dentro da própria instituição trabalhando exclusivamente para a resposta a incidentes dos serviços prestados pela empresa ou pode trabalhar na forma de comunidade, auxiliando várias instituições e produzindo estatísticas e relatórios que beneficiam todo um grupo ou mesmo um país (Cert.br 2007).
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