2.1 - Ciclo de vida de um incidente

A segurança de uma organização sempre estará sujeita a incidentes, como todas as outras áreas. Os fatores são os mais diversos, desde ameaças não intencionais causadas por usuários comuns até ameaças técnicas organizadas. Para uma organização é de vital importância que os incidentes sejam tratados corretamente, e para isso se faz necessário entender como funciona o ciclo de vida de um incidente.

De acordo com o Instituto de Engenharia de Software da Carnegie Mellon University, responsável pelo Cert.org, podemos classificar o ciclo de vida de um incidente em quatro estágios (CSIRT Handbook 2003), conforme veremos a seguir.

Estágio 1

Preparação dos processos

O ciclo de vida de um incidente começa antes do próprio incidente. Deve-se elaborar processos e procedimentos que proponham a ação correta empregada contra ameaças e vulnerabilidades possíveis à organização. É importante que todos os processos empregados sejam testados e aperfeiçoados. Esses processos têm por finalidade o correto emprego dos recursos para a resposta a incidentes.

Estágio 2

Gerenciamento de riscos

Deve ser feito por meio de ações corretivas e preventivas de ameaças existentes, pois estas são um fator intrínseco dentro de uma organização. O gerenciamento de riscos é muito importante e deve ser um processo contínuo dentro de uma organização, desenvolvendo medidas de segurança e calculando seu impacto para cada uma das etapas de um ciclo de incidentes.

Estágio 3

Triagem

O método de recepção de todo e qualquer indício de incidente é de suma importância, pois é com uma correta triagem da informação que se inicia todo o processo de catalogação e resposta ao incidente. Os grupos de resposta a incidentes comumente informam apenas um meio de contato ou “hotline”, seja para um grupo de resposta de âmbito nacional, privado ou mesmo dentro da organização. Essa triagem é importante para a aplicação correta do controle de segurança da informação impactado pelo incidente. Normalmente, esse controle também é atribuído a um gerente de incidente, profissional especializado no problema que estará à frente do incidente até a sua resolução.

Estágio 4

Resposta a incidentes

Quando um incidente já passou pela triagem, ele é submetido ao plano de resposta a incidentes da organização. Nesse ponto, atividades anômalas são detectadas e a adoção de medidas apropriadas pode identificar sistemas afetados, dimensionando o montante do prejuízo.

Copyright © 2014 AIEC.