Dentre as principais atividades de resposta a incidentes, podemos destacar as seguintes:
Segundo Chuvakin e Peikari uma reposta a incidente é um processo de identificação, contenção, erradicação e recuperação de um incidente de computador, realizado pelo time de segurança responsável. Saiba+
O tratamento de vulnerabilidades visa submeter os sistemas a uma auditoria a fim de saber quais suas fraquezas e como preveni-las através de mitigação de alguns serviços. Saiba+
A qualidade dos serviços de segurança proporciona aumento na experiência adquirida na prestação de serviços proativos e reativos descritos acima. Esses serviços são concebidos para incorporar os feedbacks e as lições aprendidas com base no conhecimento adquirido por responder a incidentes, vulnerabilidades e ataques. Parte de um processo de gestão da qualidade da segurança pode melhorar a segurança em longo prazo, gerando base dados de incidentes e suas propostas para solução.
O tratamento de incidentes é a principal atividade de um time de resposta a incidentes. São os incidentes que vão gerar todo o processo de identificação, classificação e tomada de decisão sobre quais procedimentos tomar para sanar o problema, quantas vezes o problema foi constatado dentro de um período, qual o impacto causado pelo incidente e se este obteve ou não sucesso.
XEssa metodologia está diretamente ligada à criação do plano de continuidade de negócios dentro de uma organização, pois, através das avaliações feitas, é possível fazer uma análise de risco e impacto para as vulnerabilidades encontradas.
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