O ISECOM (Institute for Security and Open Methodologies), Instituto para Segurança e Metodologias Abertas, é uma comunidade colaborativa sem fins lucrativos que desde 2001 dedica-se a fornecer práticas de conscientização, pesquisa e certificação open source na área de segurança de redes.
O ISECOM é responsável pela publicação do Manual de Código Aberto Sobre Metodologias de Testes de Segurança. Nesse manual são abordados todos os aspectos a serem levados em consideração para a execução de um teste de segurança em um sistema computacional. São abordados também temas importantes, tais como:
Oportunamente serão vistas as tecnologias e técnicas de segurança existentes, importantes para que o profissional as conheça e seja capaz de realizar e implementar o planejamento de uma solução de segurança para redes de computadores.
Todas as ferramentas de segurança sugeridas são baseadas em software livre, porém os conceitos são genéricos e se aplicam a outras ferramentas, comerciais ou não, existentes no mercado.
Como esta nossa disciplina prima pela parte prática, vamos começar a exercitar o pouco que aprendemos.