2.1 – Relembrando o protocolo TCP/IP
Com a popularização da internet, as redes de computadores passaram a usar o protocolo TCP/IP em quase sua totalidade. Esse protocolo, apesar de ser um padrão “de fato”, é antigo, da década de 1960.
Naquela época, havia pouca preocupação com segurança, visto que as redes eram restritas e controladas. Atualmente existem diversas vulnerabilidades conhecidas nesses protocolos de rede.
Discutiremos algumas dessas vulnerabilidades, porém, para compreendê-las, você deverá conhecer a família de protocolos TCP/IP.
Para teste, relembre alguns conceitos.
O que é o protocolo TCP/IP?
Como funciona o protocolo TCP/IP?
O protocolo TCP/IP é o protocolo orientado por conexão da camada 4 (transporte) que desempenha várias funções, incluindo provimento de transmissão de dados confiável com uso de detecção e correção de erro em ambos os lados. Garante que os dados são transferidos pela rede de maneira precisa e na sequência apropriada.
XEle trabalha por etapas:
1) Abertura de uma conexão: técnica three-way handshake;
2) Envio e recebimento de dados;
3) obtenção de informações sobre a conexão;
4) fechamento da conexão: o computador envia um pacote fim de conexão (FIN). O destinatário retorna um reconhecimento positivo do primeiro segmento (ACK X+1) e logo após solicita o fechamento de sua conexão com o computador emissor. Este retorna ao destinatário seu reconhecimento positivo de fechamento de conexão.