2.2 - Penetration Test - PenTest (Teste de Penetração)
A forma de elaboração de um teste pode variar, desde determinar um breve panorama de segurança da infraestrutura de uma empresa, até o chamado de inspeção profunda, com o objetivo de obter informações específicas sobre um ativo de uma organização.
Um teste de penetração pode revelar:
Existem três tipos de abordagens para teste de penetração:
Conhecido com BlackBox, onde o grupo de teste não tem nenhuma informação real sobre o alvo e deve começar com a coleta de informações. Esse tipo de teste foi projetado para oferecer o teste de penetração mais realístico possível.
XÉ o Grey Box, onde a organização alvo fornece à equipe de testes informações sobre o que provavelmente um atacante motivado pode encontrar. Um teste de penetração parcial também pode ser escolhido se o objetivo for testar um novo tipo de ataque ou mesmo ou se a equipe quer focar em um host específico da empresa. Para esse tipo de testes é necessário que sejam fornecidos documentos sobre topologia de rede, política de segurança, inventário de ativos e outras informações valiosas.
XConhecido como White Box, em que a equipe detém muita informação sobre a infraestrutura e sobre os sistemas alvo. Nesse caso, o teste visa simular um atacante que possui um conhecimento íntimo da organização alvo.
X