1. Topology Mapping Tool ferramenta que provê uma visão interativa e animada das conexões entre computadores. Combinada com a opção traceroute do Nmap pode descobrir o caminho dos hosts dentro de uma rede de computadores.
  2. Wireshark programa que captura pacotes em tráfego na rede.
  3. Exploit ferramenta de segurança com o objetivo de explorar uma vulnerabilidade de um sistema.
  4. Metasploit framework específico para testes de penetração. É uma ferramenta bastante utilizada, visto que possui diversos plugins para exploração de vulnerabilidades de forma simples, que são atualizados constantemente.
  5. Backtrack é um sistema operacional Linux voltado para a área de segurança, principalmente para testes de penetração. É uma distribuição muito difundida pelos profissionais de segurança, não necessita de instalação física na máquina e pode rodar diretamente do CD.

O ISECOM (Institute for Security and Open Methodologies), Instituto para Segurança e Metodologias Abertas, é uma comunidade colaborativa sem fins lucrativos que desde 2001 dedica-se a fornecer práticas de conscientização, pesquisa e certificação open source na área de segurança de redes. É responsável pela publicação do Manual de Código Aberto Sobre Metodologias de Testes de Segurança.

As ferramentas de monitoramento citadas no texto auxiliam o gerente de segurança a monitorar mais facilmente a rede de computadores.

Copyright © 2014 AIEC.