3.1 - Variações

Algumas variações podem ser feitas em relação às topologias apresentadas. A seguir as variações comuns:

  1. Múltiplos bastion hosts
  2. Caso diversos serviços estejam sendo oferecidos ou haja uma razão para ter serviços divididos em diferentes servidores (redundância), pode-se colocar mais de uma máquina na rede DMZ. Lembre-se de configurar as regras de filtragem de acordo com os roteadores.

  3. Junção dos roteadores internos e externos
  4. Essa é uma variação muito comum, visto que a junção dos roteadores reduz custos. Lembre-se de que nesse caso o comprometimento do roteador compromete a arquitetura inteira.

  5. Junção do bastion host com o roteador externo
  6. Não é muito comum, pois normalmente a conexão à internet requer um hardware específico por conta dos requisitos das operadoras de telecomunicação (seriais síncronas, fibras ópticas etc.), mas pode ser adotado sem problemas. Não é recomendada a junção com o roteador interno, uma vez que, caso o bastião seja comprometido, a rede interna estará exposta.

  7. Múltiplos perímetros
  8. Outra variação comum, comum ao se referir a uma DMZ ou a uma extranet, rede usada para conectar outras redes externas.

  9. Firewalls internos
  10. Usados para separar redes com maior requisito de segurança ou conexões que necessitem de um nível de proteção maior.
Copyright © 2014 AIEC.