Ele foi desenvolvido para trabalhar integrado com o Linux kernel 2.4 e 2.6. Surgiu da reescrita e evolução dos códigos do Ipfwadm para o Linux kernel 2.0 e do Ipfluxo para o Linux kernel 2.2.
Uma virtude do Netfilter é suportar módulos, permitindo implementações das mais simples às mais sofisticadas.
Principais características:
Antes de entrar nos comandos de configuração do Iptables, é importante conhecer alguns conceitos envolvidos, apresentados a seguir:
é uma técnica de controle simples baseada apenas na verificação de cabeçalhos dos pacotes TCP/IP, não observando o estado da conexão (Three Way Handshake). Atualmente, o Iptables suporta verificação de pacotes TCP/IP versões 4 e 6.
Xé uma técnica de controle de pacotes TCP/IP baseada no estado da conexão, mantendo tabelas com o estado das conexões e criando regras automáticas, quando necessário, para a volta dos pacotes. Também suporta atualmente controle de pacotes IPv4 e IPv6. Corresponde ao stateful inspection.
XSão técnicas implementadas pelo Netfilter que visam atender à RFC 1918. O Netfilter denomina de NAT a tradução de endereço IP e de NAPT a tradução de portas TCP e UDP, sendo até o momento suportado apenas no protocolo IPv4.
X