Veja os tipos de NAT a seguir.

  1. SNAT – Source NAT
  2. Modifica o endereço IP de origem de um pacote; utilizado normalmente para permitir que estações em redes privativas possam acessar a internet diretamente, através da modificação do endereço privativo para um endereço válido na internet.
  3. DNAT – Destination NAT
  4. Modifica o endereço IP de destino de um pacote; utilizado normalmente para permitir que servidores em redes privativas possam ser acessados através da internet.
  5. NAT estático
  6. Utiliza um endereço IP diferente para cada endereço que necessita ser traduzido. Também chamado de NAT um-para-um (1-1).
  7. NAT dinâmico
  8. Traduz diversos endereços IP para um único endereço traduzido. Também chamado de NAT N-para-1 (N-1). Esse tipo de NAT permite que uma rede inteira acesse a internet utilizando um único endereço válido e muitas vezes é chamado de masquerading. Ele é usado por empresas que possuem poucos endereços IP. Durante as atividades práticas do Capítulo 3, serão vistos em mais detalhes os diferentes tipos de NAT e sua programação.

O Iptables tem uma tabela especial para manipulação de tradução de endereço IP nos pacotes TCP/IP. Essa tabela será utilizada para a realização de controle de NAT das conexões, sendo elas: SNAT, DNAT, NAT Estático e NAT Dinâmico.

Copyright © 2014 AIEC.