O Cacti disponibiliza um ambiente de configuração e operação agradável e acessível (interface web escrita em PHP), com controle de acesso por nível de usuário. As informações de configuração são armazenadas em um banco de dados SQL. Sua arquitetura prevê a possibilidade de expansão através de plugins, que adicionam novas funcionalidades, tornando-o ainda mais completo.

O Cacti é muito usado em monitoramento de links WAN, por conta da sua facilidade na criação de gráficos para monitorar a banda nos links contratados por operadoras. Apesar dessa funcionalidade importante, o Cacti pode ainda monitorar uma série de parâmetros importantes, como consumo de CPU, memória e espaço em disco, entre outros. A sua capacidade de apresentar os dados de maneira gráfica o torna um excelente complemento para o Nagios na tarefa de monitoramento.

Imagem de monitoramento do Nagios.
Fonte: nagios, 2015.

Existe ainda uma versão facilitada, que oferece uma distribuição Linux com o Cacti pré-instalado. Ela se chama CactiEZ e é uma boa opção para iniciantes que querem começar rapidamente a utilização da ferramenta.

Copyright © 2014 AIEC.