O procedimento de configuração do roteador (ou de um switch) para encaminhar todas as mensagens de log (syslog) para um servidor externo é bastante simples e direto, bastando para tal a entrada das seguintes linhas de comando, no caso no roteador R_1:

1. Router>enable
2. Router#configure terminal
3. Router(config)#service timestamps debug datetime msec
4. Router(config)#service timestamps log datetime msec
5. Router(config)#logging 192.168.0.201
6. Router(config)#logging trap debugging
7. Router(config)#end
8. Router# show logging
Syslog logging: enabled (0 messages dropped, 0 messages rate-limited, 0 flushes,
0 overruns, xml disabled, filtering disabled)
No Active Message Discriminator.
No Inactive Message Discriminator.
Console logging: level debugging, 4 messages logged, xml disabled, filtering disabled
Monitor logging: level debugging, 0 messages logged, xml disabled, filtering disabled
Buffer logging: disabled, xml disabled, filtering disabled
Logging Exception size (4096 bytes)
Count and timestamp logging messages: disabled
Persistent logging: disabled
No active filter modules.
ESM: 0 messages dropped
Trap logging: level debugging, 4 message lines logged
Logging to 192.168.0.201 (udp port 514, audit disabled,
authentication disabled, encryption disabled, link up), 2 message lines logged, 0 message lines rte-limited,
0 message lines dropped-by-MD,
xml disabled, sequence number disabled
filtering disabled
Router#

Nas linhas 3 e 4 roteador anexa a data/hora às mensagens de log, caso contrário não faria muito sentido armazená-las em um servidor externo para realização de auditoria.

Na linha 5 as mensagens de log são direcionadas para o servidor que estará executando o serviço syslog de armazenamento das mensagens e na linha 6 indica-se que os avisos (warnings) também deverão ser armazenados no servidor, não apenas mensagens de erro mais severas.

A Cisco trata as mensagens de log em 8 níveis diferentes (de 0 a 7), dependendo da severidade do evento ocorrido. Esses níveis de mensagens de log são:

  1. -> Emergência
  2. -> Alerta
  3. -> Crítico
  4. -> Erro
  5. -> Aviso
  6. -> Notificação
  7. -> Informação
  8. -> Debug

Por padrão, todas as mensagens de severidade 0 a 3 (emergência, alerta, crítico e erro) são direcionadas para o servidor externo de log porque dizem respeito a eventos graves que comprometem de alguma forma o funcionamento do sistema. Caso o administrador queira armazenar inclusive as mensagens de menor severidade (valores maiores de 4 a 7) ele deve informar explicitamente na configuração.

A linha 8 serve para verificar o status do cliente syslog que está em execução no roteador configurado, onde obterá uma saída com o resumo da quantidade de mensagens de log por categoria. Com o roteador configurado e o serviço JFFNMS em execução no servidor (NMS), o resultado é que através da estação de gerenciamento é possível acompanhar as mensagens de log de maneira mais centralizada através da interface web. Bons testes com a ferramenta gratuita!

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