As ferramentas de monitoramento são um subconjunto do universo de ferramentas de gerenciamento focadas na obtenção de informações sobre elementos de infraestrutura de TI.
O Nagios é uma ferramenta de gerenciamento que monitora os elementos e serviços de rede. Ele permite que você faça um gerenciamento da infraestrutura de TI de sua instituição. Os dados são coletados através de testes que simulam o funcionamento de aplicações. O grande destaque dessa ferramenta é a possibilidade de classificação de grupos de usuários para receber relatórios e alertas do sistema.
O Zabbix é uma ferramenta de gerenciamento que monitora os elementos e serviços de rede. Os dados são coletados através de consultas ao SNMP (Simple Network Management Protocol), de ferramentas de testes que simulam o funcionamento das aplicações FTP (File Transfer Protocol), SSH (Secure Shell), HTTP (Hypertext Transfer Protocol) ou através de plugins adicionais que podem ser desenvolvidos e integrados ao Zabbix.
O Cacti é uma ferramenta de monitoração que surgiu como uma opção de frontend (interface gráfica com o usuário para interagir com programas) que apresenta os gráficos dos dados obtidos através de consultas SNMP ou de scripts. O Cacti disponibiliza um ambiente de configuração e operação agradável e acessível (interface web escrita em PHP), com controle de acesso por nível de usuário. O Cacti é muito usado em monitoramento de links WAN, por conta da sua facilidade na criação de gráficos para monitorar a banda nos links contratados por operadoras.
O Network Traffic Probe (Ntop) é uma ferramenta livre para análise de tráfego de rede. Possui um servidor HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure) nativo, que apresenta uma série de gráficos do tráfego e estatísticas da rede.
As ferramentas apresentadas podem ser classificadas em três grupos:
Quase todas as ferramentas mencionadas são fáceis de instalar. A configuração do Nagios é a mais complexa por exigir a manipulação de vários arquivos de texto. As demais ferramentas possuem interface web para configuração, estando bem documentadas e com vários artigos de referência publicados na internet.
Vimos, também, três exercícios feitos no Packet Tracer, acerca de um servidor de logs, ntp e Syslog.