2.2 - Autorização

O usuário obtém acesso somente aos recursos previamente definidos pelo gestor do sistema. A autorização corresponde a um processo seguinte à autenticação, no qual o usuário obtém acesso aos recursos de acordo com o nível de acesso que lhe foi designado por um administrador ou gestor. Dessa forma, uma vez corretamente identificado, o usuário pode ter acesso a determinados recursos.

2.3 - Auditoria

A auditoria, por fim, corresponde ao processo de verificação contínua se os acessos concedidos estão corretos e se não há acessos indevidos. Normalmente temos um auditor que periodicamente verifica as trilhas de auditoria, que são registros feitos pelos sistemas de autenticação e autorização, contendo todos os acessos realizados pelos usuários do ambiente.

Através de um processo consistente de AAA, podemos ter um ambiente com um nível de segurança adequado, sem comprometer a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos sistemas.

A seguir, iremos considerar a autenticação com base em senhas, visto que é a autenticação mais comum e possível de se implementar via software.

Antes, porém, de iniciarmos outro assunto, verifique a seguir o que você aprendeu sobre o que acabamos de estudar.



• Quais são os princípios básicos em que se baseia o processo de autenticação em geral?

Algo que você sabe. Algo que você tem. Algo que você é.



• O que é autorização?

Processo seguinte à autenticação, onde o usuário obtém acesso aos recursos de acordo com o nível de acesso que lhe foi designado por um administrador ou gestor.

Copyright © 2016 AIEC.