2.1 - Algoritmos Hash mais difundidos:

  1. MD5
  2. Função de Hash de uma só via, inventada por Ron Rivest, do MIT, que também trabalha para a Indústria RSA de Segurança de Dados.

    O algoritmo MD (Message Digest algorithm 5) produz um valor de Hash de 128-bit para um tamanho arbitrário da mensagem inserida.

    Foi primeiramente proposto em 1991, depois de alguns ataques de criptoanálise descobertos contra a função de Hash de uma só via, utilizada no MD4 de Rivest. O algoritmo foi projetado para velocidade, simplicidade e segurança. Os detalhes do algoritmo são públicos e foram analisados por diversos criptógrafos.

    Uma fraqueza foi descoberta em alguma parte do MD5, mas não afetou a segurança global do algoritmo. Porém, o fato de ele só produzir um valor de Hash de 128-bit é inquietante; é preferível uma função de Hash de uma só via, que produza um valor mais longo.

  3. SHA
  4. O SHA (Secure Hash Algorithm) Função de Hash de uma só via, desenvolvida pelo NIST (National Institute of Standards and Technology).

    Produz um valor de Hash de 160-bit de um tamanho arbitrário da mensagem. O SHA é uma função Hash baseada na função Hash MD4. Porém, a fraqueza na parte do algoritmo MD5 mencionada ainda não foi possível de aplicar contra o SHA. Acredita-se que o SHA não possui essa vulnerabilidade.

    Atualmente, não existe forma conhecida de ataque criptoanalítico contra o SHA, com exceção do ataque de força bruta. Seu valor de 160-bits torna o ataque de força bruta ineficiente. Não há evidências de que alguém não possa quebrar o SHA no futuro próximo ou mesmo quando esse material estiver sendo lido.

Copyright © 2016 AIEC.