Com o uso de VPNs baseadas em SSL, é possível ter acesso a aplicações ou redes remotas, tendo como acesso qualquer tipo de conectividade à internet.
A VPN SSL pode ser implementada via:
Quando se precisa de segurança apenas em uma aplicação específica, como navegação na internet, envio de correio eletrônico e mensagens instantâneas, utiliza-se a criptografia na comunicação entre essas aplicações. As escolhas mais populares de criptografia para esse cenário são TLS (Transport Layer Security: TLS 1.0 ou TLS1) e SSL (Security Sockets Layer: SSL 3.0 ou SSL 3.1).
|
Os dois protocolos têm a mesma finalidade, com pequenas diferenças entre eles. Ambos os protocolos suportam uma variedade de algoritmos de criptografia ou cifras para realizar algumas funções, como a autenticação do servidor e do cliente, transmissão de certificados e estabelecimento das chaves de sessão.
|
Para a criptografia em massa dos dados, são utilizados algoritmos simétricos. Algoritmos assimétricos são utilizados para autenticação e troca de chaves. O Hash é utilizado como parte do processo de autenticação.
Com o uso de VPNs baseadas em SSL, é possível ter acesso a aplicações ou redes remotas, tendo como acesso qualquer tipo de conectividade à internet, sendo necessário apenas um navegador da internet ou um software cliente instalado na máquina do usuário. Essa flexibilidade permite às VPNs baseadas em SSL prover acesso de qualquer lugar a recursos computacionais de uma empresa. Dessa forma, colaboradores de uma empresa podem utilizar VPNs baseadas em SSL para ter acesso remoto a aplicações de uma empresa.