Outra forma de gerenciar serviços é com o comando rcconf. Ele pode ser instalado através do comando apt-get install rcconf. Após instalado, basta executá-lo para ser apresentado a um menu bastante prático, onde se pode habilitar e desabilitar os serviços desejados.
O administrador não deve ter receio de desabilitar os serviços. Caso algum serviço seja desabilitado e impeça o sistema de funcionar corretamente, ele pode ser habilitado posteriormente (treine antes!!!). Ao final, uma nova execução do comando netstat pode confirmar que os serviços desnecessários foram desabilitados. Alguns serviços utilizam o serviço inetd (Internet Super Server) e devem ser desabilitados no arquivo /etc/inetd.conf.
Para mais informações sobre o inetd (ou xinetd em sistemas mais modernos), consulte as páginas de manual correspondentes com o comando man (ex.: man inetd.conf). Caso o inetd não seja necessário no seu servidor, ou seja, nenhum serviço esteja configurado nele, ele pode ser desabilitado.
|
É importante lembrar que desabilitar um serviço não o desinstala do servidor, de modo que um atacante que tenha acesso ao servidor pode iniciar novamente o serviço. Após desabilitar o serviço e ter certeza de que ele não será usado, é importante remover o pacote correspondente do sistema.
|