4.4 – Acessos Administrativos
É comum em servidores existir um acesso administrativo para que o administrador não necessite se deslocar fisicamente até o equipamento para obter acesso. Normalmente se utiliza uma emulação de terminal remoto, como o Secure Shell (SSH), ou um console web, como o webmin. Apesar do acesso remoto ser um recurso prático, deve ser usado com muita cautela, pois pode permitir a um atacante obter acesso privilegiado ao servidor.
Alguns cuidados básicos devem ser tomados ao tratar de acessos administrativos:
Protocolos como Telnet, RSH, RCP e Xwindows devem ser substituídos por versões seguras, como SSH. Acessos remotos devem ser realizados através de recurso VPN com criptografia. Os Consoles de administração web devem sempre utilizar o HTTP seguro (HTTPS).
XCaso haja a necessidade de acesso de muitos locais distintos, pode-se configurar um servidor com apenas o serviço de acesso administrativo e utilizar esse servidor para acessar os demais.
XSão dispositivos de segurança que armazenam chaves de cripgtografia e certificados digitais. Algo que o usuário possua para comprovar sua identidade.
X