1 - O uso das medições de software

Em diversas áreas de atuação, uma realidade é comum a um número considerável de organizações: a necessidade de responder a um mercado cada vez mais competitivo, de atender às necessidades de negócio em constante mudança e melhoria em termos de processos e tecnologias disponíveis. Em se tratando da indústria de software, os clientes demandam mais funcionalidades, a um custo mais baixo, com entregas de produtos mais rápidas, capazes de satisfazer a mesma rapidez inerente ao negócio.

A experiência demonstra que quase toda a organização com desempenho considerado “bom” frente ao mercado possui as seguintes características:

  1. Informações exatas e objetivas estão disponíveis para todos os níveis de tomada de decisão – e esta “prática” faz parte da cultura corporativa.
  2. As perspectivas de negócio e técnicas passadas, presentes e futuras são levadas em consideração quando do estabelecimento dos objetivos dos projetos, bem como do desempenho esperado.
  3. Processos e procedimentos organizacionais são projetados para identificar, caracterizar e gerenciar a mudança. Lidar com as mudanças é parte de como a organização faz o seu negócio.
  4. Boas e más notícias são livremente comunicadas dentro da organização. As questões críticas (issues) são abertamente identificadas e tratadas.
  5. Existe uma tendência cultural na comunicação do processo decisório e na tomada de ações.

No passado, as organizações tratavam o processo de medição como algo que não agregava valor ou apenas “algo a mais para se fazer”. Nos dias de hoje, o processo de medição tem grande importância na engenharia de software. As organizações bem sucedidas implementam a medição como parte de suas atividades técnicas e gerenciais do dia a dia.

Copyright © 2016 AIEC.