2 - Medições e objetivos

A partir do momento em que as medições direcionam as decisões em diversos níveis, há a necessidade das mesmas estarem ligadas aos respectivos “alvos” a serem alcançados. O paradigma GQM – GoalQuestionMetric de V. Basili [Basi94] demonstra essa afirmação na prática.

O paradigma GQM foca na definição e na seleção de medições:

  1. Em um primeiro momento é importante saber “o que a organização quer e onde ela quer chegar”. Definem-se objetivos de negócio, indicadores de performance, metas de projetos e objetivos de melhoria.
  2. Em seguida é necessário saber de que forma os objetivos e as metas serão alcançados. São definidas abordagens para o alcance dos objetivos, programas de melhoria, processos de gerenciamento de mudanças e técnicas de gerenciamento de projetos.
  3. Com processos, métodos e técnicas definidos e em execução, como saber se os resultados são realmente os esperados? Através do uso das medições! As mesmas são definidas e obtidas a partir de processos, projetos, produtos e clientes.
Copyright © 2016 AIEC.