O Modelo de Informações para Medição ou Measurement Information Model:
A definição e a implementação de um programa de medições em uma organização envolve fazer importantes escolhas com relação à coleta, organização e análise de dados; um pré-requisito para que a iniciativa seja bem sucedida é a definição de uma abordagem sistemática para lidar com tais escolhas.
O uso de uma terminologia consistente é mandatório. A figura abaixo apresenta alguns dos termos chave, definidos a partir da norma ISO/IEC 15939, “SoftwareMeasurementProcess”:
Necessidades de informação requeridas para dar suporte à tomada de decisão nos projetos.
XÉ uma ideia sobre entidades que podem ser medidas de forma a satisfazer as necessidades de informação. Por exemplo, “produtividade” é uma entidade mensurável que vai auxiliar o gerente de projetos a tomar decisões relacionadas a alocação de recursos.
XÉ a formalização do conceito mensurável que especifica exatamente o que será medido e como os dados serão combinados de forma a satisfazer as necessidades de informação. Por exemplo, o “esforço” e o “tamanho do software” podem ser utilizados para compor a produtividade.
XEstabelece a dinâmica de coleta e organização dos dados requeridos para se chegar à medição. Por exemplo, para se chegar à produtividade é necessário definir de que forma o “esforço” e o “tamanho de software” serão coletados, organizados e interpretados.
XÉ o roadmap que relaciona, formaliza e apresenta todos os elementos envolvidos em um processo de medição – citados nos pontos anteriores.
X